24.7.15

OBRA DO HOSPITAL REGIONAL DE PIRACICABA DEVE FICAR PRONTA EM DEZEMBRO

















Fonte: Gabriela Garcia / Jornal de Piracicaba Foto: M. Germano/JP

As obras do Hospital Regional de Piracicaba, em construção no bairro Santa Rita, deverão ficar prontas em dezembro deste ano.
A informação é da Secretaria Municipal de Saúde que, nesta quinta-feira (25/07), visitou o local com a diretoria técnica do DRS-10, (Departamento Regional de Saúde).
O funcionamento da unidade, porém, deve ter início no primeiro semestre de 2016, como já mostrou o JP.
Durante a visita ao local, estiveram presentes dois arquitetos do GTE (Grupo Técnico de Edificações) da Secretaria Estadual da Saúde, a diretora técnica do DRS-10, Benedita Maria de Castro, e o secretário municipal de Saúde, Pedro Mello.

Segundo a secretaria, a visita técnica teve como objetivo verificar o panorama geral das obras para planejar a ocupação do local.
“Temos que analisar a situação para traçar o planejamento da estrutura, para poder colocá-la em funcionamento gradativamente”, disse a arquiteta Maria Cristina Gomes Jotten.
Em nota, a secretaria informou que, durante a visita, os profissionais percorreram todas as alas do hospital, incluindo os setores onde irão funcionar as internações, cirurgias, hospital dia, diagnósticos, além de serviços de apoio como refeitório, lavanderia e SVO (Serviço Verificador de Óbito).

A Pasta informou também que a licitação para a a escolha de quem irá gerir o Hospital Regional deverá ser realizada nos próximos meses.
“Com essa visita, teremos subsídios para abrir a licitação que irá definir a escolha de quem será o gestor do hospital e planejar o seu início de funcionamento gradativamente a partir do primeiro semestre do ano que vem”, afirmou Benedita.

A secretaria citou ainda que o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) e o secretário Pedro Mello negociam com o Estado, desde o ano passado, a gestão do hospital.
O secretário disse que é importante que a OS (Organização Social) que vencer a licitação participe diretamente do planejamento.
“O hospital, além de imenso, com 19 mil metros quadrados de área construída, é algo bastante complexo e será colocado em operação de forma gradativa. É fundamental que o município seja ouvido para que as atividades tenham início pelas áreas que temos as maiores dificuldades hoje, como internação e UTI (Unidade de Terapia Intensiva)”, afirmou o secretário.

HISTÓRICO — O projeto do Hospital Regional foi anunciado em 2009 pelo ex-prefeito Barjas Negri (PSDB).
As obras começaram em setembro de 2010 e previsão inicial era de que fosse concluída em 2012.
Porém, houve diversos problemas ao longo do processo de construção, como licitação cancelada, pendências de empresas participantes junto ao TCE (Tribunal de Contas do Estado), funcionários de construtora com salários atrasados, entre outros.
Quando estiver pronto, o hospital terá 126 leitos para atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde) e atenderá pacientes encaminhados pela central de vagas e aqueles com consultas agendadas.
O complexo do hospital também irá comportar um heliponto e o atendimento será no andar térreo para promover acessibilidade.

Nenhum comentário: