4.4.16

HR COMEÇA A FUNCIONAR NO 2º SEMESTRE

















Hospital Regional deve ser gerenciado pela Unicamp e vai operar parcialmente, segundo Gabriel Ferrato

O Hospital Regional, localizado no bairro Santa Rita, deve iniciar suas atividades no segundo semestre. Segundo o prefeito Gabriel Ferrato (PSB), o compromisso do governo estadual é de começar

a operação parcial do complexo hospitalar no segundo semestre deste ano. A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) deve ser a gestora da unidade. Em fevereiro, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde e da Unicamp realizaram uma visita técnica ao Hospital Regional. Na época, a secretaria informou apenas que “o processo de escolha da gestão da unidade será feito após o término das obras e perfil assistencial do hospital”.

Mas, segundo Ferrato, em conversas com membros do governo estadual, houve a confirmação de que a universidade será a gestora do hospital. Também há, conforme o prefeito, a promessa do Estado de que o hospital entre em operação no segundo semestre. “Mas de forma parcial. Foram identificadas algumas áreas médicas que possuem grande demanda na região, que serão contempladas neste começo.

Inicialmente o complexo teria início pelo Hospital Dia, mas a demanda é por outras especialidades”, informou.

O hospital terá 126 leitos para atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e atenderá pacientes encaminhados pela central de vagas e aqueles com consultas agendadas. O custo total do hospital pode ultrapassar R$ 80 milhões. “O Estado já iniciou a compra de equipamentos, por meio de ata de registro de preço, o que dá mais rapidez ao processo do que uma licitação”, relatou.

O projeto do Hospital foi anunciado em 2009 pelo ex-prefeito Barjas Negri (PSDB). As obras começaram em setembro de 2010 e a previsão inicial era de que fosse concluída em 2012. Após vários atrasos e aditamentos de contratos, a construção do complexo entrou na fase final.

Em novembro do ano passado, o contrato com a empresa JHD Construções e Comércio, no valor de R$ 16 milhões, foi aditado em 90 dias, até fevereiro, para serviços complementares, que incluem adequações das normas de segurança, instalação de rede de dados e voz, piso condutivo, instalação de conjuntos de colunas retráteis de gases medicinais para salas de cirurgia e painel de monitoramento geral, bancada para ostomizados e adequações elétricas. Em fevereiro deste ano, a prefeitura aditou por mais 90 dias o contrato com a empresa JHD para pendências, que necessitam do acompanhamento do engenheiro responsável da empresa. De acordo com o prefeito, as obras, realizadas pela prefeitura, estão praticamente concluídas. “Estamos fazendo ajustes que foram solicitados pela secretaria estadual. Mas a obra está pronta.”

Fonte: Jornal de Piracicaba 03/04

Nenhum comentário: