29.3.12

JORNAL TODO DIA - MULTINACIONAL ANUNCIA FÁBRICA EM SANTA BÁRBARA

Gigante norte-americana do setor de metalurgia Dresser-Rand deve gerar cerca de 200 empregos na cidade

A gigante norte-americana do setor de metalurgia Dresser-Rand anunciou ontem a aquisição de uma área de 42 mil metros quadrados para a instalação de uma fábrica em Santa Bárbara d'Oeste. A empresa, que fabrica equipamentos para a extração de petróleo e gás natural, vai investir cerca de US$ 25 milhões (aproximadamente R$ 47 milhões) na cidade para expandir seus contratos com a Petrobras.

O empreendimento deve entrar em funcionamento no início de 2013 para atender a crescente demanda por equipamentos por parte da empresa estatal. A expectativa é de sejam gerados até 200 empregos diretos na unidade. "O maior cliente da Dresser-Rand no Brasil é a Petrobras e o objetivo dessa planta é expandir os negócios da empresa no país", disse o diretor global de infraestrutura da Dresser-Rand, Daniel Simpson, através de assessores.

A área comprada pelo grupo fica próxima à antiga Usina De Cillos, região com fácil acesso à Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304). A fábrica deve ocupar uma área de 10 mil dos 42 mil metros quadrados do terreno. A previsão é de que as obras comecem no mês que vem e sejam concluídas até o final de novembro.

A multinacional é a primeira empresa a anunciar investimento desde que a Prefeitura ampliou as isenções fiscais oferecidas por meio do PID (Programa de Incentivo ao Desenvolvimento), no final do ano passado. Foram reduzidas alíquotas de impostos municipais além de retirada a cobrança do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) para a construção de prédios comerciais e industriais. Na época, foi especulada uma possível negociação entre o município e a montadora alemã de carros de luxo BMW. Nada foi confirmado.
Em entrevista coletiva, o prefeito Mário Heins (PDT) comemorou o investimento divulgado pela Dresser-Rand. "É uma empresa de porte grande, fabricante de equipamentos de prospecção de petróleo e gás e turbos compressores. Ela tem contratos de bilhões e bilhões de dólares já assinados com a Petrobras e com certeza vem trazer desenvolvimento e geração de emprego para Santa Bárbara", afirmou. Além dos incentivos, a administração deve oferecer apoio na contratação e treinamento de mão de obra, como atuou em situações semelhantes.

Mais uma
Durante a entrevista, Heins afirmou ainda que outra empresa já teria adquirido uma área próxima a SP-304 para se instalar em Santa Bárbara. O nome foi mantido em sigilo, mas segundo o prefeito trata-se de um grupo do setor de logística. "Era natural que uma empresa de logística acabasse vindo para a cidade com todas as empresas que vem se instalando aqui", completou.

Nenhum comentário: