26.3.12

O MOVIMENTO - PESQUISA COLOCA PIRASSUNUNGA ENTRE OS MELHORES MUNICÍPIOS DO BRASIL

Índice da Firjan avaliou 5.266 cidades brasileiras, onde vive 96% da população

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN divulgou na segunda-feira, 19, pesquisa efetuada pela entidade que utiliza como referência o Índice Firjan de Gestão Fiscal - IFGF, criado para avaliar a qualidade de gestão fiscal dos municípios brasileiros.
Segundo a pesquisa, Pirassununga foi avaliada em situação excelente no que diz respeito à eficiência na gestão orçamentária, conquistando a 13ª posição entre os municípios do Estado de São Paulo e a 28ª posição nacional. O índice obtido por Pirassununga foi de 0,8447 pontos. Para se ter uma ideia, a média dos municípios brasileiros foi de 0,5393 pontos.

Índice IFGF
O indicador considera cinco quesitos: IFGF Receita Própria, referente à capacidade de arrecadação de cada município; IFGF Gasto com Pessoal, que representa quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, medindo o grau de rigidez do orçamento; IFGF Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte; IFGF Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida, e, por último, o IFGF Custo da Dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercí-cios anteriores.
Pirassununga obteve conceito A (superior a 0,8 pontos) em quatro quesitos: Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida. Apenas no quesito Receita Própria, a cidade obteve conceito B (entre 0,6 e 0,8 pontos).

É para comemorar
“Temos que comemorar”, disse o prefeito Ademir Alves Lindo ante a divulgação dos dados da FIRJAN. “Pirassununga é uma cidade em franco desenvolvimento e isso prova que uma política fiscal de austeridade dá resultado. Conseguimos muitos investimentos, por isso vivemos o maior cronograma de obras da história de Pirassununga desde Fernando Costa”.
Com orgulho, o prefeito apontou: “Estamos em 13º lugar no Estado de São Paulo em termos de gestão fiscal e em 28º no Brasil dentre os 5266 municípios pesquisados. Na nossa região estamos à frente de Leme, Araras, Porto Ferreira, Rio Claro e São Carlos, que são cidades importantes. Divido essa colocação com todas as pessoas que acreditaram no nosso trabalho”.

Nenhum comentário: