17.8.12

TODO DIA - OITO CIDADES DA RMS ESTÃO ENTRE AS MELHORES DO ESTADO

Dado é de escolas municipais do sexto ao nono ano; Jaguariúna se destaca

Oito dos 19 municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas) estão entre os 100 mais bem colocados no ranking das cidades com a melhor rede de ensino municipal do Estado, de 6º ao 9º ano. Estatísticas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), elaboradas pelo MEC (Ministério da Educação), mostram que Cosmópolis, Jaguariúna, Americana, Holambra, Sumaré, Vinhedo, Itatiba e Valinhos estão entre as que possuem melhores notas no Estado.

O Ideb é um indicador do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) das redes de ensino públicas e privadas. Para fazer a avaliação, leva-se em conta quesitos do rendimento escolar, como taxas de aprovação, reprovação e abandono, além do resultado na Prova Brasil, que avalia português e matemática.

Entre as 100 cidades mais bem colocadas no Estado, Cosmópolis aparece em quarto lugar do ranking, com uma nota de 5,7 - na primeira colocação entre os municípios da RMC. Na quinta colocação estadual e em segundo na região está Jaguariúna, também com 5,7. Em oitavo lugar no Estado e em terceiro na RMC está Americana, com 5,6.

Além de estar entre as cidades com melhor rede municipal de ensino, Jaguariúna também apresentou uma das melhores escolas municipais, de 6º ao 9º ano, do País. A EM Prefeito Adone Bonetti foi classificada como a 16ª melhor unidade municipal de ensino do Brasil, de 6º ao 9º, com nota de 6,3, segundo dados da prefeitura da cidade. A nota também colocou a escola de Jaguariúna em primeiro lugar na RMC e em sexto lugar no Estado.

EXEMPLO

A adoção do sistema apostilado e a instalação de lousas digitais na EM Prefeito Adone Bonetti, nos últimos dois anos, são considerados, pelo prefeito Gustavo Reis (PMDB), como fatores determinantes para a expressiva melhoria do nível de aprendizado dos seus alunos. Em 2007, a nota média da cidade foi 4,1, e em 2011, 6,3.

OUTRAS

A RMC também aparece entre as 100 mais bem colocadas no ranking das cidades com melhor rede de ensino estadual, do 6º ao 9º ano. Nessa categoria, Valinhos é melhor cidade, com nota de 5,2. O município aparece na 34ª colocação estadual. Em seguida está Nova Odessa, que está na segunda colocação no ranking regional e na 69ª no levantamento estadual, com 5,0. Em terceiro na RMC, e 72ª em São Paulo, está Paulínia, também com 5,0.

Nenhum comentário: