28.8.12

VALOR ECONÔMICO - DOOSAN REVISA PLANO DE EXPANSÃO

A fabricante coreana Doosan adotou uma postura mais conservadora e revisou o investimento na construção de sua primeira unidade no Brasil, em Americana, no interior paulista. O presidente da filial da América do Sul, Donghoon Lee, informou ao Valor que o investimento previsto passou de R$ 130 milhões para R$ 156 milhões.

A revisão já era negociada desde o fim do ano passado. Em vista da desaceleração da economia brasileira, no entanto, a holding procurou ser mais cautelosa. Segundo apurou o Valor, a subsidiária sul-americana pleiteou expansão de até 40% no investimento para seu projeto no Brasil, porém só conseguiu os 20%.

Mesmo abaixo do pleito, o valor extra permitirá alcançar o objetivo inicial, relatou o presidente. A ideia é adaptar a unidade para produzir, além das escavadeiras de 22 toneladas, a linha de 34 toneladas, que atende à demanda da mineração e de grandes obras de infraestrutura. "É um segmento que cresce rapidamente no Brasil", disse Lee, referindo-se especialmente ao setor de infraestrutura, que demanda máquinas de grande porte. Além disso, ele ressalta que, como a mesma linha de produção atenderá à montagem dos dois produtos, há ganho de produtividade na casa de 20%.

A fábrica está tendo o piso reforçado e recebe equipamentos mais robustos para suportar as peças mais pesadas. Segundo a empresa, mais de 85% da obra está concluída e a inauguração deve acontecer em novembro.

Em 2013, a projeção é que a unidade brasileira produza cerca de 800 escavadeiras de 22 toneladas de peso cada uma e, em 2014, a pleno vapor, chegue à produção de 2 mil unidades dessa linha. A partir do ano que vem, a fábrica deve começar a produzir a escavadeira de 34 toneladas, mas as quantidades ainda estão sendo estudadas.

Lee se diz otimista e afirmou acreditar na recuperação da economia brasileira no ano que vem. "Há, é claro, uma preocupação de como será o crescimento, mas o Brasil é um país-chave para a nossa empresa".

O executivo também disse que o ano que vem será importante para a execução de obras, que não poderão mais ser adiadas. "Há o gatilho principal dos eventos globais [Copa e Olimpíada] e essas obras vão ter que acontecer".

Questionado sobre a competição de fabricantes no mercado brasileiro, Lee mostrou-se confiante. A concorrência com outras empresas asiáticas que estão começando a fabricar no país, como XCMG, Hyundai, Sany e Zoomlion parece não preocupar. "Todos virão, mas nem todos vão conseguir ficar", avaliou o executivo.

A estratégia central da Doosan será atender com excelência no pós-venda. Nesse sentido, a empresa irá inaugurar um centro de distribuição de peças na cidade de Campinas (SP), na mesma época da abertura da fábrica. Próximo ao aeroporto de Viracopos, o centro atenderá à demanda de reposição das principais peças no prazo de um dia em qualquer local do país, o que antes levava até uma semana com material importado.

Nenhum comentário: