23.10.15
PONTE DO CONTORNO DE PIRACICABA
Ponte do Contorno de Piracicaba
Instalação das vigas
Etapa liberada pelo MTE começa em novembro e obra deve ser concluída em dezembro As obras do Contorno de Piracicaba, também
chamado de novo anel viário, estão entrando na reta final, conforme a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Mais de
81% dos serviços da ponte sobre o rio Piracicaba foram executados e outros 94% dos trechos de pistas duplicadas, que têm nove quilômetros, também foram concluídos.
Nessa semana, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) autorizou a instalação das vigas sobre a ponte norte pelas empresas que realizam a obra, contratadas pela concessionária Rodovias do Tietê, que está
investindo, aproximadamente, R$ 95 milhões no empreendimento
pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado
de São Paulo. A previsão é que toda a obra seja concluída em dezembro.
De acordo com a Artesp, a pavimentação total do contorno será concluída quando a ponte estiver terminada. O MTE está autorizando a
execução da obra por etapas, desde o acidente que matou cinco trabalhadores no dia 1º de julho de 2013. Na ocasião, o pilar central
da ponte norte ruiu com a instalação das vigas. O laudo técnico apurou irregularidades, como falta de ferro no pilar. O objetivo é garantir a segurança dos trabalhadores e de toda a obra. Serão instaladas, a partir
do dia 16 de novembro, 20 vigas, que é o que está faltando para completar a ponte. “Cada uma delas pesa 80 toneladas. Por isso há uma exigência rigorosa do planejamento de segurança. Para esse serviço é necessário o uso de um guindaste especial, treliçado, que suporta até 140 toneladas. Esse equipamento virá de Campinas”,
comentou Eloisa Marques Miotto Zotarelli, auditora fiscal e chefe de fiscalização da Gerência Regional do MTE de Piracicaba.
Nessa semana, já foram realizadas duas reuniões entre representantes da empresa e o gerente regional, Antenor Varolla. Para essa sextafeira,
também estava prevista uma nova reunião. “Toda a operação está sendo analisada com cuidado, porque é bastante delicada. Será instalada uma viga por dia. A primeira será lançada no dia 16 de novembro. A previsão é colocar todas na ponte até a primeira quinzena
de dezembro”, comentou Eloisa. Segundo ela, antes do início do lançamento das vigas, as empresas terão de apresentar os certificados
de treinamento de todo o pessoal que irá atuar na operação. “Queremos ter certeza de que irão atuar pessoas capacitadas. Além do plano
de segurança que as empresas farão, de instalação balanceada das vigas e caso ocorra algum imprevisto, como a queda da energia ou
qualquer pane no equipamento”, explicou.
Outro diferencial dessa operação, com relação à primeira fase da obra, que teve início em 2011, é que as empresas terão de apresentar documentos e declarações de que todos os equipamentos utilizados comportam o peso das vigas, e são apropriados para a realização do
serviço.
FISCALIZAÇÃO
Desde a liberação da retomada das obras pelo MTE, em abril deste ano, estavam sendo realizadas obras no solo, como a confecção das vigas
e o reforço no pilar central, que foi o motivo do acidente. “Todas as vigas que estavam prontas antes do acidente passaram por perícia e os técnicos descartaram apenas uma, que estaria com a estrutura comprometida. A obra foi embargada por causa do desabamento de
parte da estrutura da ponte norte, que também deixou cinco trabalhadores feridos. Antes da liberação, foi necessário
a realização de perícias técnicas e novo planejamento da obra.
BENEFÍCIO
O Contorno de Piracicaba faz a ligação de quatro rodovias e contribuirá para retirar a passagem de caminhões pesados pelo perímetro urbano da cidade. O início é no final da rodovia do Açúcar (SP-308), no
entroncamento com a rodovia L u i z de Queiroz (SP-304). Nesse local foram instalados dispositivos de retorno e acesso ao novo anel viário. Por enquanto, esse trecho ainda está interrompido para o tráfego, porque é o que dará acesso à rodovia Deputado Laércio Corte (SP-147/Piracicaba-Limeira), que passa sobre as pontes do rio Piracicaba, ainda em obras. O trecho entre a SP-147 e a rodovia Fausto Santomauro (SP-127/Piracicaba-Rio Claro), que tem 3,2 quilômetros,
já foi liberado ao tráfego em agosto de 2014. Nesse local, também foi construído um dispositivo, que é conhecido como trevo da Hyundai, conforme a Artesp. Toda a extensão do contorno é de pista duplicada e a estimativa da concessionária é que cerca de 12 mil veículos utilizem esse novo anel viário por dia.
Fonte: Gazeta de Piracicaba
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